Programa IICA Sustentável

Escrito por Kilmara Ramos. Publicado em Programa IICA Sustentável

De acordo com Nobre et. al. (2001) os vários cenários de mudanças climáticas modelados para o país, em função dos diversos cenários de emissões de gases do efeito estufa (GEEeq, principalmente o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O)) para os próximos 100 anos, indicam a possibilidade de impactos climáticos significativos nos ecossistemas brasileiros, sobretudo os já fragilizados pelo incorreto uso dos recursos naturais.

A partir do segundo semestre de 2011, a Representação do IICA no Brasil iniciou um importante programa, o Programa IICA Sustentável. Trata-se da adoção de ações que contribuem para o conservação ambiental.

O Programa pretende atingir sua Representação em Brasília, DF; e tem a finalidade de reduzir e compensar as emissões de dióxido de carbono emitidas pelo Instituto, considerando quatro indicadores: água, energia, papel e transporte, além de sensibilizar e conscientizar a equipe IICA, dessa forma contribuindo para a diminuição no uso de recursos naturais.

A quantidade de emissões de CO2 calculada por cada indicador será compensado por meio do plantio de árvores nativas do Cerrado, que farão o sequestro de carbono. Para tanto foi considerada uma área de plantio no âmbito da parceria com o Projeto Educação Ambiental: Gestão Comunitária Participativa, da Faculdade UnB Planaltina, no Assentamento Itaúna – GO.

 Primeira etapa

 Segunda etapa

 Curta nossa página no Facebook