Inicia hoje a Reunião de Alto Nível de Políticas Nacionais sobre a Seca (HMNDP)

Publicado em Notícias

The High Level Meeting on National Drought Policy ou Reunião de Alto Nível sobre a Política Nacional de Seca (HMNDP), encontro que conta com o apoio do IICA, pretende definir medidas proativas de mitigação e de planejamento para a gestão de risco, a gestão dos recursos públicos e a difusão de boas práticas e experiências exitosas, como elementos-chave de uma Política Nacional de seca eficaz.

O evento conta com o planejamento e execução da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) e da Secretaria da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), em colaboração com agências da ONU, organizações internacionais e regionais e as principais agências nacionais.

Hoje iniciaram-se os trabalhos da Reunião de Alto Nível sobre a Política Nacional de Seca (HMNDP), com apresentação de diversos expositores renomados, entre eles, Dr. Gertjan B. Beekman, Coordenador da área de Agricultura, Manejo dos Recursos Naturais e Adaptação às Mudanças Climáticas do IICA - Brasil, que abordou o Sistema de Alerta Precoce de eventos extremos: Desertificação e Seca. Com objetivo de discutir os avanços atuais sobre aviso de monitoramento e enfatizar a necessidade de uma abordagem integrada para atender às necessidades de informações da seca para comunidades e usuários diversos. Também foi apresentado exemplos de histórias de sucesso, e também as limitações atuais conhecidas.

O evento está sendo realizado em Gebebra, na Suiça entre os dias 11 a 15 março de 2013.

Em breve serão apresentadas maiores informações.