2º Seminário e Curso Internacional de Convivência com o Semiárido

Publicado em Notícias

 

Objetivo é o aperfeiçoamento de conhecimentos integrados sobre o ambiente

A segunda edição do Seminário e Curso Internacional de Convivência com o Semiárido tem por objetivo atender uma demanda de aperfeiçoamento de conhecimentos integrados acerca do semiárido brasileiro, seus desafios e oportunidades em prol da convivência mais harmônica e solidária com este ambiente.

O Comitê Gestor do Centro Xingó, do qual o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é parte, oferece o curso e seminário em parceria com instituições como a Universidade Federal do Vale do Cariri (UFCA), o Centro de Inovação em Tecnologias para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri (itdUPM), e o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS-UnB). O Seminário acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro; o curso terá início em 2 de novembro.

O curso, com 200 horas de duração, deverá garantir a formação de seus alunos como multiplicadores, detentores de compreensão abrangente e integrada do estado da arte no tocante à convivência com regiões semiáridas e, ao mesmo tempo, a postura como agentes criativos e reflexivos, preparados para orientar e estimular o desenvolvimento nestes ambientes.

Seminário
Já o Seminário se destina a desenvolver processos pedagógicos teóricos e práticos que visem ao aperfeiçoamento de conhecimentos e competências relativas à convivência com regiões semiáridas; possibilitar aos alunos o domínio crítico do uso das tecnologias sociais construídas na sociedade e já parcialmente integradas ao Centro Xingó e famílias do entorno; avaliar processos mais adequados de inclusão produtiva e sua relação com o ambiente e demais aspectos socioculturais locais e discutir novas formas de interação com a sociedade local e novos olhares, mais integrados, para a população residente e sua relação com o ambiente, entre outros.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas até dia 23 próximo, ou quando se esgotarem as vagas, no site www.xingo.com.br.

Para o curso, cujas informações sobre programa, preço e concessão de bolsas podem ser obtidas no site www.xingo.com.br, as inscrições têm prazo até dia 16 próximo. Para o processo seletiva para bolsas, o prazo é dia 2 de outubro.