Dia do Agricultor

Publicado em Notícias

No dia 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor. O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão.

Pertencente ao setor primário da economia e, como tal, encarrega-se – ao lado dos setores extrativistas – de produzir, além dos alimentos, as matérias-primas que são empregadas na fabricação de mercadorias. Além disso, a agricultura vem ganhando um maior peso na produção de energia em virtude do cultivo de vegetais utilizados na biomassa, com destaque para os biocombustíveis.

 Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranja, bem como o segundo maior produtor de soja (atrás apenas dos Estados Unidos), conforme dados divulgados em 2009 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Sabendo da importância do Agricultor para o desenvolvimento socio-bio-econômico das nações, nós da Representação do IICA – Brasil, fomentamos e incentivamos projetos em conjunto com órgãos de diferentes esferas institucionais, afim de diversificar, e impulsionar a importância deste tipo de agricultura. Nessa esfera, o Programa Semear, desenvolve atividades relacionadas ao tema, voltadas para a gestão do conhecimento no semiárido e uma Rota Estratégica de Aprendizagem.