Dia Mundial de Combate à Desertificação 2015

Publicado em Notícias

 O dia de hoje é de muito significado, pois celebramos o dia Mundial de Combate à Desertificação. Criado pela UNCCD (Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação) a data representa um alerta global sobre a intensiva expansão deste fenômeno, que não se restringe a locais isolados. Mas sim a todos os continentes, com exceção da Antártida.


O Brasil e a Desertificação

O Brasil tem uma variedade de climas que impõe desafios proporcionais ao tamanho da nossa nação - definidos pelas diversidades de solos e altitudes e também pelo arco de latitudes, desde o Equador até regiões meridionais. Parte do território brasileiro apresenta climas semiárido e subúmido seco. A intensificação da ocupação humana e a exploração dos recursos naturais vem submetendo crescentes frações dessas regiões à condição de áreas degradas e à desertificação.

Em resposta à processo de desertificação ONG's, Instituições governamentais e internacionais unem esforços para a formulação de políticas que visem o combate a este fenômeno. Atualmente o município de Irauçuba, Ceara, destaca-se como pioneiro na formulação de políticas nesse sentido com o PAM Irauçuba. Como resultado destes esforços o munícipio receberá no dia de hoje (17/06/2015)  o certificado “Dryland Champions”, título oferecido pela UNCCD e reconhecido pela ONU que distingue indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras secas.

O IICA e a Desertificação 

Em parcerias com entidades governamentais, o IICA/Brasil atua no combate à desertificação com programas de promoção do desenvolvimento sustentável e gestão de recursos hídricos. Pioneiramente o IICA promoveu o "Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul" em parceria com o Banco Mundial do Desenvolvimento (BID) e o Fundo Especial do Governo do Japão, tornando-se significativo para o Combate à Desertificação na América do Sul e sobretudo no Brasil. Além disso outros Projetos de Cooperação Técnica foram realizados na temática do Combate à Desertificação e Degradação de Terras, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, desde 2002, em três projetos específicos: o Programa Nacional de Combate à Desertificação – PAN Brasil, com o consequente desdobramento em nível Estadual com a elaboração dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação denominados PAEs. Maios recentemente o IICA atua com o Projeto ECONORMAS – Combate à Desertificação no MERCOSUL e Projeto de Cooperação Técnica de Mudanças Climáticas em parceria com Ministério do Meio Ambiente.

Para mais informações sobre o Dia Mundial de Combate à Desertificação, visite o site da UNCCD