Aviso
  • Lack of access rights - File 'http:/omnieducacional.com.br/painel/geral/sistema/kcfinder/upload/files/WED_PNUMA01.jpg'
  • Lack of access rights - File 'http:/omnieducacional.com.br/painel/geral/sistema/kcfinder/upload/files/WED_PNUMA01.jpg'

Dia Mundial do Meio Ambiente 2015

Publicado em Notícias

05 de Junho  - Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA)

Estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, o Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day - WED ) é o principal veículo das Nações Unidas dedicado a estimular ação e conscientização global em prol do meio ambiente. A data tem crescido e se tornado uma importante plataforma pública, celebrada amplamente por partes interessadas em mais de 100 países.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.  

O tema do Dia Mundial em 2015, escolhido pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), é : 

“Sete Bilhões de Sonhos. Um planeta. Consuma com Moderação."                                                                                                                                   
A agência, também conhecida como UNEP ( United Nations Envrionment Program)  justifica a escolha afirmando que o  bem-estar da humanidade, o meio ambiente, e o funcionamento da economia dependem da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. E, no entanto, a humanidade consome muito mais recursos naturais do que o planeta pode fornecer de forma sustentável. Sendo assim o PNUMA acentua a necessidade de um consumo consciente, mais com menos, que garanta um futuro saudável onde os nossos sonhos possam ser realizados. Trata-se de compreender que as taxas crescentes de uso dos recursos naturais e os impactos ambientais  não são um subproduto necessário do crescimento econômico.

Acreditando que o DMMA  é uma oportunidade para que todos possam perceber a responsabilidade de cuidar da Terra e tornar-se agentes de mudança, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirma:  

"Embora as decisões individuais possam parecer pequenas em face de ameaças e tendências globais, quando bilhões de pessoas unem forças num propósito comum, podem fazer uma enorme diferença."

Através de décadas de celebrações do DMMA, centenas de milhares de pessoas de países de todo o mundo e de todos os setores da sociedade participaram de ação ambiental individual e organizada. O DMMA 2014 recebeu um total de 6.437 promessas e mais de 3.000 atividades foram registradas on-line, resultando em um total de cerca de 9.700, que é o triplo para os dois anos anteriores.

Registre a sua atividade hoje e faça a diferença!