23 de março - Dia Meteorológico Mundial

Publicado em Notícias

Dia Mundial da Meteorologia                

 Na data de 23 de março comemoramos anualmente o Dia Mundial da Meteorologia, a ciência que estuda nossa atmosfera e os fenômenos climáticos, estabelecendo previsões mais acertadas para os períodos mais curtos e os prognósticos possíveis para os períodos mais longos.

A meteorologia limita-se aos estudos de previsões atmosféricas, e não deve ser confundida com a climatologia, que faz seus estudos sobre o clima em geral, nas diferentes regiões do planeta. O relacionamento entre as duas ciências é bastante estreito, já que uma depende da outra para compreender o clima e as flutuações atmosféricas.

O termo meteorologia provém do grego "meteoros", cujo significado é "o que está suspenso nos céus", e era a palavra com que Aristóteles, filósofo e estudioso grego, utilizava para descrever os elementos atmosféricos.

Origem do Dia Mundial da Meteorologia

O dia 23 de março foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação da OMM - Organização Meteorológica Mundial, em 1961. A instituição é ligada à ONU e possui a adesão de todos os países ligados à organização.

Muito além de somente fazer a previsão do tempo, a meteorologia também busca entender as alterações climáticas através dos tempos. Os registros que mantém e as comparações feitas entre os períodos podem fazer com que atitudes sejam tomadas para a manutenção de um clima mais adequado, sem as alterações bruscas que ocorrem em virtude de problemas como o aquecimento global, um fato que todos os cientistas já consideram como real e que somente pode ser modificado mediante prevenção e cuidados com o ambiente e com o aproveitamento sustentável dos recursos planetários.

No Brasil,

Para comemorar o Dia Meteorológico Mundial, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove palestras sobre o tema “Clima: Compreender para Agir". O evento será realizado dia 23 de março (segunda-feira, de 14 às 17h), no Auditório Adalberto Serra, localizado na sede do Instituto, em Brasília.

A cada ano, as celebrações do Dia Meteorológico Mundial concentram-se em um tema da atualidade, definido pelo Conselho Executivo da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O deste ano oferece uma oportunidade de se analisar os conhecimentos climáticos construídos nas últimas décadas como uma base essencial de apoio a ações mais ambiciosas de enfrentamento das mudanças e variabilidades climáticas.

Fontes: Portal INMET e Caléndario BR.