XII Sessão da Conferência das Partes UNCCD - COP12

Publicado em Notícias

XII Sessão da Conferência das Partes da Convenção de Combate à Desertificação (UNCCD COP12) será realizada em 12 a 23 outubro de 2015, na cidade de Ancara, na Turquia.

A Conferência das Partes (COP) é estabelecida pela Convenção como o órgão decisório supremo, e compreende todas as Partes da Convenção. As cinco primeiras sessões do COP foram realizado anualmente de 1997 a 2001, mas a partir de 2001 as sessões são realizadas a cada dois anos.

Será divulgado maiores informações em breve no site oficial da UNCCD: http://www.unccd.int/

Atualmente, foram anunciados apenas as datas e local da décima segunda sessão da Conferência das Partes da UNCCD (COP12):

DATA: 12-23 Outubro de 2015.

LOCAL: Congresium Ankara, Convenção Internacional Ato Centro de Exposições e Sogutozu Caddesi No: 1 / A, 06510 Çankaya, Ancara, Turquia

Leia mais:

A Conferência das Partes

O COP foi estabelecido pela Convenção como o órgão decisório supremo; ele compreende que ratificaram governos e organizações regionais de integração econômica, como a União Europeia. Até o ano de 2005, a COP tinha realizou sete sessões; ele tem se reunido a cada dois anos desde 2001. Uma das principais funções do COP é revisar os relatórios apresentados pelas partes detalhando como eles estão realizando os seus compromissos; a COP faz recomendações com base nesses relatórios. Ele também tem o poder de fazer emendas à Convenção, ou a adotar novos anexos, tais como anexos adicionais de implementação regional. Desta forma, a COP pode guiar a Convenção que as circunstâncias mundiais e necessidades nacionais mudar. Para auxiliar o COP, a Convenção prevê órgãos subsidiários e permite que o COP para estabelecer os adicionais, se necessário.

A Mesa do COP

No início da primeira reunião de cada sessão ordinária, um presidente e nove vice-presidentes são eleitos de entre os representantes das partes presentes à sessão de forma que cada região geográfica será representada por pelo menos dois membros. Eles servem como a Mesa da sessão. Um dos vice-presidentes atuará como relator.

O Presidente declara a abertura e fecho da sessão, preside às reuniões da sessão, garante a observância das regras actuais, e tem o controle completo do processo e sobre a manutenção da ordem thereat. O presidente, que temporariamente ausente de uma reunião ou qualquer parte dele, deve designar um Vice-Presidente para atuar como Presidente.

A Mesa da COP tem um papel importante no processo UNCCD também fora das sessões, em que ordena diversos aspectos relacionados com o seguimento da COP e os preparativos para a próxima. O Bureau COP também é muitas vezes atribuído pelo COP para supervisionar tarefas ou processos que são realizados entre as sessões COP específicas, particularmente exigentes ou sensíveis.