Vídeos de Comemoração ao Dia Internacional de Combate à Desertificação

Publicado em Notícias

Assistam os vídeos do Ponto Focal Técnico do Brasil na UNCCD sobre Combate à Desertificação no semiarido Brasileiro e o Coordenador do Programa de Combate à Desertificação do IICA. 

O pioneirismo de Irauçuba em elaborar uma política local para o tema, levou o município a ser escolhido pelo Econormas – Apoio ao Aprofundamento do Processo de Integração Econômica e ao Desenvolvimento Sustentável do Mercosul. O projeto, é parte das ações de cooperação da União Europeia com o Mercosul e tem entre seus componentes A Luta contra a Desertificação e os Efeitos da Seca. De acordo com o secretário executivo da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD) e diretor do Departamento de Combate à Desertificação do MMA, Francisco Campello, as ações realizadas pelo município cearense são referência. “A gestão ambiental sustentável (desenvolvida pelo MMA), em parceria com o Fundo Clima, o Programa Água Doce e o Projeto Econormas, fortalece as ações do município nas áreas susceptíveis à desertificação”, afirmou Campello.

 

A União Europeia, por meio do Programa Econormas, reconhece o IICA como Organização Executora e lhe confere a habilitação como Instituição Acreditada para executar técnica e administrativamente recursos financeiros para Projetos de Cooperação e implementar as ações de combate à desertificação no Mercosul. No Brasil, o Instituto, desenvolve com o MMA um série de ações que ampliarão a importância de Irauçuba como exemplo de iniciativas para melhorar a vida no Sertão. O coordenador deRecursos Naturais e Mudanças Climáticas da representação do organismo internacional no Brasil, Gertjan Beekman, explica o papel da instituição na cooperação com o governo e comenta sobre o Dia Internacional de Combate à Desertificação.