Boas práticas para reduzir a degradação do solo - WOCAT

Publicado em Notícias

WOCAT (World Overview of Conservation Approaches and Technologies) é uma rede global estabelecida de especialistas em Conservação do Solo e da Água, contribuindo para a gestão sustentável dos solos.

O objetivo da WOCAT é prevenir e reduzir a degradação do solo por meio de tecnologias de gestão sustentável dos solos e suas abordagens de implementação.

A rede fornece ferramentas que permitem que especialistas em gestão sustentável dos solos para identificar áreas e necessidades de ação, compartilhar seus valiosos conhecimentos na gestão da terra, que os ajudar na sua busca de tecnologias e abordagens apropriadas para a gestão sustentável dos solos, e apoiá-los na tomada de decisões no campo e no planejamento identificando as melhores práticas.

WOCAT fornece um sistema de banco de dados de acesso livre global sobre Práticas de gestão sustentável dos solos com aplicação direta ao conhecimento do solo e conservação da água. O sistema de banco de dados consiste de banco de dados de Tecnologias de gestão sustentável dos solos e abordagens, bem como do banco de dados de mapeamento.

O banco de dados WOCAT tem um excelente potencial para ajudar a entregar agendas atuais de gestão sustentável dos solos, adaptação à mudança climática e planejamento de resiliência climática.

WOCAT tem realizado suas atividades com mais de 50 grupos nacionais e regionais, documentando mais de 470 tecnologias e 235 abordagens de gestão sustentável dos solos. WOCAT capacitou mais de 500 profissionais na aplicação dos métodos e ferramentas. Este portfólio de experiência e de registros faz WOCAT a principal plataforma de informações sobre os recursos terrestres.

Usuários podem inserir seus dados diretamente no sistema online WOCAT 2010-2011..

 

Fonte: WOCAT