Dia Mundial de Combate à Desertificação

Publicado em Notícias

Desde 1995, o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de junho, para promover a sensibilização pública relativa à cooperação internacional no combate à desertificaçâo e os efeitos da seca.

Em 2013, o objetivo do Dia Mundial de Combate à Desertificação é criar uma consciência sobre os riscos da seca e da escassez de água no sertão (semi-árido) e também para alertar a importância de manter o solo saudável, uso sustentável da água e etc realizar medidas que promovam a preparação e a resiliência à escassez de água, seca e Desertificação.

Durante o ano inteiro a UNCCD - United Nations Conference on Desertification (Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação), fundada pela ONU trabalha em prol desta resiliencia, pois é o único acordo internacional juridicamente vinculativo que liga ambiente e desenvolvimento à gestão sustentável da terra. A convenção trata especificamente das áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, conhecidas como terras secas, onde alguns dos ecossistemas e os povos mais vulneráveis podem ser encontrados.

O IICA tem um papel importante para as ações de Combate à Desertificação na América Latina, e principalmente no Brasil, a partir da execução de Projetos de Cooperação Técnica entre diversos países. Conheça alguns deles: Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul, ECONORMAS – Combate à Desertificação no MERCOSUL, Plano de Ação Nacional de Combate à Desertificação - PAN - BRASIL.