Geoprocessamento

Escrito por Super User. Publicado em Geoprocessamento

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, como organismo de cooperação técnica, trata os temas conservação do meio ambiente e implementação de ações que promovam o aumento da quantidade e da qualidade da água para usos múltiplos como condições para garantir desenvolvimento com sustentabilidade para o campo.

Na visão do IICA, a utilização instrumental de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) é uma relevante contribuição em termos de diagnóstico ambiental.

Projetos de Cooperação Técnica com a utilização de Geoprocessamento foram realizados neste Instituto. Em 2009 foi realizado o Cadastramento e Geoprocessamento de Propriedades Rurais no Oeste da Bahia, juntamente com o Ministério da Integração Nacional, Universidade de Brasília (UNB), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), The Nature Conservancy (TNC), entre outros colaboradores. A região do oeste da Bahia é a mais nova fronteira agrícola e necessita tomar as medidas necessárias para a adequação ambiental da produção como forma de garantir a sustentabilidade das próprias atividades.

Nesta perspectiva, IICA espera que o geoprocessamento represente uma contribuição importante para o processo de adequação ambiental e um instrumento de fomento para todas as regiões do país. Na qualidade de organismo internacional esperamos, ainda, colher no Brasil lições valiosas que possam ser úteis em outros países das Américas, para um processo de desenvolvimento e consolidação da agricultura.