Combate à Desertificação


O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no Brasil, sob a coordenação do Dr. Beekman especialista da área de Gestão Sustentável dos Recursos Naturais e Adaptação às Mudanças Climáticas possui 
experiências relevantes nos assuntos relacionados ao Desenvolvimento Sustentável, ao Desenvolvimento Territorial, aos Recursos Hídricos e à Desertificação, além de reunir vários especialistas e consultores nestes temas. Ter promovido uma vasta experiencia por meio do "Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul" em parceria com o Banco Mundial do Desenvolvimento (BID) e o Fundo Especial do Governo do Japão, tornou-se significativo para o Combate à Desertificação na América do Sul e sobretudo no Brasil.

 Após os resultados apresentados do "Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul", outros Projetos de Cooperação Técnica foram realizados na temática do Combate à Desertificação e Degradação de Terras, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, desde 2002, em três projetos específicos: o Programa Nacional de Combate à Desertificação – PAN Brasil, com o consequente desdobramento em nível Estadual com a elaboração dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação denominados PAEs. O Projeto ECONORMAS – Combate à Desertificação no MERCOSUL.